Câmara Municipal tem nova Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020

A Mesa Diretora do Legislativo Municipal de Praia Grande votada na sessão realizada em dezembro de 2018, entrará para a história do Município. Além do presidente Ednaldo dos Santos Passos, o Reco (SD), ser reeleito por unanimidade pelo Colegiado da Casa, ele será o primeiro presidente a presidir a Câmara Municipal, por dois mandatos consecutivos, gestão 2017/2018 e 2019 a 2020. O Parlamentar que presidiu por duas vezes o Legislativo foi Edson Milan em dois mandatos como vereador, o primeiro com a gestão de 1995 a 1996 e o segundo em 2003 a 2004.

Ednaldo dos Santos Passos, o Reco é comerciante atuante no Município e morador no bairro Tupi, onde atua com seu comércio familiar há décadas. Marcou sua presença na Câmara Municipal em 2009 e devido a problemas partidários teve uma participação curta no legislativo daquele ano. Reco foi eleito em seu primeiro mandato com 2157 votos, atuando como Primeiro Secretário no biênio de (2015 a 2016), fazendo parte de uma nova Política, foi reeleito como vereador para o segundo mandato com 3.192 votos pela coligação PMDB/PSDB/PROS/PMN/PV/PRB/DEM/SD. Seus trabalhos têm como base uma luta para o desenvolvimento de um novo modelo de Político, representantes que trabalhem em benefício do povo e da Cidade de Praia Grande, tendo comprometimento com os direitos humanos, do consumidor e o desenvolvimento econômico da Cidade.

“As nossas obrigações não devem ser deixadas de lado nunca. Temos que dar as mãos para cuidar da cidade onde vivemos. Agradeço a confiança depositada em meu trabalho e pretendo retribuir com minha lealdade, as portas do gabinete estará aberta a todos e na hora que precisar”. Disse o presidente Reco.

A vereadora Janaina Ballaris Silva (PT) a Janaina Ballaris, ocupava o cargo de segunda secretaria da gestão 2017 a 2018 foi eleita vice-presidente da Câmara Municipal para a gestão 2019 a 2020. Ela é a segunda mulher da história de Praia Grande a integrar a Mesa Diretora. O fato não ocorria há mais de 40 anos na Cidade.

A primeira e única mulher, até então, a fazer parte da Mesa Diretora foi Layde Reis Loria, que foi primeira secretária da Câmara Municipal, durante a segunda Legislatura (1973-1976), no biênio 1975-1976. A ex- primeira dama do Município, falecida em 2009, ainda foi vereadora por outro mandato no período de 2001 a 2004.

Eleito como primeiro secretário o vereador Marcelino Santos Gomes (MDB) o Marcelino Gomes, Parlamentar atuante, está em seu segundo mandato conquistado nas Urnas com 4.031 votos e importantes projetos aprovados na Casa; juntamente com o vereador Isaias Moises dos Santos (PTB) o Isaias Cabelereiro, que em seu primeiro mandato já conquistou o cargo de segundo secretário da Mesa Diretora no Legislativo.

A eleição ocorreu por meio de cédulas e cada vereador votou em um cargo separadamente, sem que houvesse a formação de chapas pré-definidas, já que o Regimento Interno não obriga a composição das mesmas, sendo convidado sempre dois Parlamentar para conferir e verificar as cédulas de votação.