A Professora Hilda de Carvalho Guedes recebeu nesta noite de quarta-feira (08) o Título de Cidadã Praiagrandense (in memoriam) na Câmara Municipal. A homenagem foi concedida pelo vereador Eduardo Pádua Soares Jardim (MDB) o Edu Sangue Bom em nome do Legislativo.

Participaram da Solenidade o Presidente do Legislativo Ednaldo Santos Passos (SD) o Reco a vereadora Tatiana Toschi Mendes (MDB) a Tati Toschi juntamente com Roberto de Andrade e Silva (MDB) o Betinho Andrade, familiares e amigos.

O autor da homenagem, vereador Edu Sangue Bom fez questão de enaltecer outras qualidades da homenageada. “Foi escolhido por ser um símbolo da Cidade e Ter mudado minha vida e de muitos outros jovens do Município”. Disse o vereador

Com discurso emocionado o filho e representante da homenageada Sr. Wilson Guedes, declarou aos Parlamentares presentes, a sua gratidão pela escolha do Título.

.

Quem foi

*Hilda de Carvalho*

Nascida em 8 de agosto de 1930 Hilda de Carvalho filha de imigrantes português e italiano, seu pai José Pinto de Carvalho e sua mãe Elvia Comodaro tiveram além de Hilda mais três filhas, Ivanda, Mirtis e Yeda.

Assim como seu pai que foi professor do Colégio Liceu Pasteur na cidade de São Paulo, Hilda de Carvalho também se formou professora casando em seguida com Wilson Guedes, tornando-se então Hilda de Carvalho Guedes.

Com ele teve dois filhos: Sonia Maria de Carvalho Guedes e Wilson José de Carvalho Guedes.

Tornou-se professora efetiva no município de São Paulo e posteriormente também professora efetiva no município de Praia Grande. Aos 55 anos demonstrando vitalidade e determinação concluiu o curso de Pedagogia pela Universidade Católica de Santos.

Em 1.982 seu marido Wilson Guedes elege-se Prefeito do Município da Estância Balneária de Praia Grande período em que Hilda de Carvalho Guedes torna-se 1ª Dama e ocupa a presidência da Fundação São Francisco de Assis.

Em sua gestão foram criados vários serviços entre eles: os Centros Recreativos, Balcão de Empregos, Natal nas Creches com apadrinhamentos; Festão Junino com participação de entidades filantrópicas, festas e shows para crianças do município na Semana da Criança, Programa Ninho em todas as Creches do Município, Oficinas Profissionalizantes voltada ao artesanato, produção de doces, corte e costura, tricô e crochê, cooperativa de trabalho que funcionava no antigo “lixão” e o serviço que mais lhe rendeu emoção e prazer que foi a implantação do Lar dos Idosos, voltado aos idosos carentes do Município além de contar com infraestrutura adequada, serviço médico tinha como propósito a integração do idoso no contexto social da cidade o que foi possível através do lazer com a criação do “Encontro dos Idosos” em que terminava o dia com o “Baile da Saudade” promovido no Ocian Praia Clube.

Foi um grande exemplo de força, vitalidade e coragem, dedicando-se ao ensino, às artes e à assistência social até o seu passamento ocorrido aos 01/12/2005.