Compareceram também à Solenidade a Primeira Dama da cidade, Srª. Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, representando o Prefeito

Quinze mulheres, cada qual com sua história de vida e importância na sociedade, foram homenageadas na noite desta quinta-feira, dia 8 de março, em Solenidade ocorrida na Câmara Municipal de Praia Grande, com a entrega do ‘Diploma Professora Graziela Diaz Sterque’. A Sessão Solene foi presidida pelo Vereador Ednaldo dos Santos Passos (SD) o Reco, ao lado das Vereadoras Janaina Ballaris (PT) e Tatiana Toschi Mendes, a Tati Toschi (MDB). , e a mais nova representante da Professora Graziela Diaz Sterque, a sua neta, Srtª Carla Diaz Sterque.

A Câmara Municipal de Praia Grande é uma das poucas que contam com mulheres pertencentes ao Legislativo da cidade, bem como fazendo história, pois é a primeira vez que Praia Grande têm, durante dois mandatos, duas Vereadoras, e uma delas partícipe da Mesa Diretora, 2ª. Secretária Janaina Ballaris.
Entre as 15 mulheres homenageadas, destaque para a Vereadora Tatiana Toschi Mendes, a Tati Toschi (MDB), que se emocionou ao receber a homenagem de seu amigo e também Vereador Romulo Brasil Rebouças (PSD).

Tati Toschi, como é conhecida por seus amigos e eleitores, é sobrinha do ex-Vereador de seis mandatos, Heitor Orlando Sanches Toschi, o Totô Toschi, Tati mantêm a tradição da família de emancipadores no Legislativo Praiagrandense. A Vereadora foi reeleita para o segundo mandato pela coligação PMDB/PSDB/PROS/PMN/PV/PRB/DEM/SD, com 2.361 votos. Atualmente também fez parte da Procuradoria Especial da
Mulher e outras Comissões. O nome de seu avô, Oswaldo Toschi, é o que denomina o plenário onde são realizadas as sessões ordinárias e também onde foi realizada a solenidade da homenagem à Vereadora e as outras homenageadas.
O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Reco, na entrega do Diploma para a sua homenageada, a Sr.ª Francisca das Chagas Costa Cavalcante, falou sobre a organização feminina, a capacidade de aprender, valores e talentos em suas lideranças: ” O poder de organização feminino é enaltecido e valorizado pelas principais empresas brasileiras. Elas conseguem conciliar as tarefas domésticas com a busca do conhecimento”, externou o Presidente.

Quem foi Graziela Sterque?

Graziela – Falecida em 5 de janeiro de 2003, aos 74 anos, a poetiza, professora e pesquisadora, Graziela Diaz Sterque, nasceu em 24 de março de 1928, em Belém do Pará (PA). Mudou-se para Praia Grande na década de 60, onde se tornou uma referência na divulgação da cultura.
Graziela ficou marcada por projetos educativos como o Circuito Cultural, que promovia palestras e campanhas educativas para alunos do ensino fundamental e médio. Revolucionária, na época em que a Cidade ainda não possuía uma biblioteca pública, resolveu reunir, na própria residência, uma grande variedade de livros de todos os gêneros, e abriu este espaço para visitação de estudantes e moradores.
Ela foi também correspondente do jornal Folha de São Paulo, além de professora titular de Folclore Brasileiro na Faculdade de Artes e Comunicação, da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Fundou a biblioteca e hemeroteca municipal e a Casa do Poeta. Também exerceu cargo de assessora parlamentar na Câmara Municipal de Praia Grande, na época em que Alberto Mourão foi presidente da Casa (biênio 1987-1988).

DIPLOMA “DIA INTERNACIONAL DA MULHER” 2018
VEREADORES:                                             HOMENAGEADAS:

Carlos Eduardo Barbosa                          Drª. Alessandra Silva Gonçalves
Dimas Antonio Gonçalves                         Vera Lucia Giacomett de Carvalho
Ednaldo dos Santos Passos                 Francisca das Chagas Costa Cavalcanti

Eduardo Rodrigues Xavier                         Maria Cremilda Couto
Hugulino Alves Ribeiro                       Maria Ignez Laffranchi Chaves dos Santos
Isaias Moises dos Santos                         Beatriz dos Reis de Almeida
Janaina Ballaris                                         Jucélia Oliveira Silva

José Carlos dos Santos                             Vilma Barroso de Aquino
Marcelino Santos Gomes                           Rita de Almeida Leite

Natanael Vieira de Oliveira                        Roberta Souza Santos de Brito