51 Anos de Emancipação Política-Administrativa da cidade.

Presidente do Legislativo de Praia Grande e Parlamentares participam de comemoração especial aos 51 anos de Emancipação Política-Administrativa da cidade.

A participação do Presidente do Legislativo, Vereador Ednaldo dos Santos Passos (SD), o Reco, juntamente com seu Colegiado, teve uma satisfação especial para todos os envolvidos, com a inauguração de 3 (três) novas escolas por parte do Executivo, em que 2 (duas) escolas foram batizadas em homenagem post mortem à dois políticos da Cidade, que abrilhantaram o município de Praia Grande, cada um com sua personalidade.

A inauguração da Escola Municipal Roberto Francisco dos Santos ocorreu na terça-feira, dia 16 de janeiro, às 17 horas, na esquina da Avenida Oliveira Lima com a Rua 2, no Bairro Ribeirópolis. O novo equipamento atenderá 756 alunos de Educação Infantil, com idade de 4 meses a 5 anos.

O Ex-Prefeito Roberto Francisco dos Santos atuou como assessor do então Vereador Alberto Mourão, atual Prefeito da cidade, em 1986, sendo chefe de gabinete por três mandatos. Em 2008, foi eleito Prefeito de Praia Grande, assumindo o cargo em janeiro de 2009 e permanecendo até 2012. O Ex-Prefeito faleceu em dezembro de 2017, aos 64 anos de idade.

Já o Ex-Vereador João Gonçalves, o Joãozinho da Aviação, foi homenageado como Patrono, carregando seu nome na Escola Municipal João Gonçalves. O Ex-Parlamentar esteve no Poder Legislativo como Vereador por quatro mandatos consecutivos, entre os anos de 1989 a 2004. Joãozinho faleceu no final do ano passado, aos 84 anos. O filho de Joãozinho, Dimas Antônio, é atualmente Vereador na Legislatura 2017/2020.

Cumprindo a agenda, os Parlamentares estiveram na inauguração da Escola Municipal Visconde de Mauá, na última quinta-feira, dia 18 de janeiro, às 17 horas. A escola fica localizada na Avenida Oliveira Lima com a Rua Dois, bairro Ribeirópolis. A nova unidade de Ensino Fundamental absorverá parte da demanda atendida pela EM Domingos Soares de Oliveira, que ficará com turmas do 6º ao 9º. Segundo o Prefeito Alberto Mourão, a escolha do patrono da EM Visconde de Mauá foi um resgate à memória de uma personalidade do século XIX.

Irineu Evangelista de Sousa (Visconde de Mauá), atuou na política, tendo sido deputado pelo Rio Grande do Sul em diversos mandatos. Participou da refundação do Banco do Brasil (que tinha deixado de existir anos antes) e teve seu próprio banco, a Casa Mauá MacGregor & Cia. Uma crise bancária ocorrida em 1864 prejudicou seus negócios. Mauá enfrentou dificuldades financeiras e a forte concorrência de empreendimentos estrangeiros.

Em 1878, pediu falência (ou seja, o fechamento de suas empresas). Pagou integralmente as dívidas assumidas e retirou-se para Petrópolis, fragilizado pelo diabetes. Morreu em Petrópolis em 1889.

Já no dia 19 de Janeiro, Aniversário dos 51 anos de Emancipação da Cidade, os Parlamentares participaram do Tributo aos Emancipadores, às 8 horas, na Praça dos Emancipadores, no bairro Boqueirão. Após o Tributo aos Emancipadores, iniciou-se, às 08h30, a 1ª. Caminhada dos Emancipadores, partindo da Praça, com percurso até a Fortaleza de Itaipu, no Canto do Forte.

Já as 18 horas, os Parlamentares e o Executivo participaram da Solenidade Cívica da inauguração da Reurbanização da Praça Duque de Caixas, que contou também com o espetáculo ‘Mare Nostrum – Praia Grande 51 anos’, no bairro do Forte.

O complemento da agenda dos Vereadores se estendeu até o domingo, dia 21 de janeiro, no passeio ciclístico promovido pela A Tribuna, em alusão aos 51 anos de Emancipação política da Cidade. O Passeio ciclístico contou com a presença do Deputado Estadual Cassio Navarro (PMDB) e diversos Parlamentares, bem como reuniu mais de 2 mil pessoas.

Participaram  das Solenidades o Presidente da Casa , Vereador Ednaldo dos Santos Passos (SD) o Reco, o Líder do Governo Vereador Leandro Rodrigues Cruz (PSB) o Leandro Avelino, Vereador Marcelino Santos Gomes (PMDB), Vereador Roberto de Andrade e Silva (PMDB) o Betinho, Vereador Isaias Moises dos Santos (PTB) o Isaias Cabelereiro, Vereador Dimas Antonio Gonçalves (PEN), Vereador  Natanael Vieira de Oliveira (PRP) o Pastor Natanael, Vereador Eduardo Pádua Soares Jardim (PMDB) o Edu Sangue Bom, Vereadora Tatiana Toschi Mendes (PMDB) a Tati Toschi e o Vice-Líder do Governo Vereador Eduardo Rodrigues Xavier (PMDB).