Projetada com capacidade de atender até 1.274 alunos do 1º ao 9º ano de Ensino Fundamental, a nova unidade de ensino conta com 6.834,35 metros quadrados

O prefeito de Praia Grande Alberto Pereira Mourão realizou nesta quarta-feira 17 de janeiro, a inauguração da EM João Gonçalves (Joãozinho da Aviação). A solenidade faz homenagem ao ex-vereador, que passa a ser Patrono da Escola. A entrega do equipamento voltado para o Ensino Fundamental aconteceu as 17 horas, e o evento faz parte da programação de comemoração do aniversário de 51 anos de emancipação político-administrativa da Cidade.

A nova escola traz também uma novidade para os moradores do Bairro Aviação e adjacentes. No último pavimento do prédio será disponibilizado aos alunos atividades culturais no contraturno escolar, aos moldes do que atualmente ocorre nas escolas de Complementação Educacional. “Queremos assim o período de aprendizado ao mesmo tempo em que oportunizamos a eles o acesso à cultura”, destacou a secretária.

Projetada com capacidade de atender até 1.274 alunos do 1º ao 9º ano de Ensino Fundamental, a nova unidade de ensino conta com 6.834,35 metros quadrados de área construída dividida nos pavimentos térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares. Neste último ficarão as atividades diferenciadas no contraturno escolar.

Quem foi Joãozinho da Aviação?

Nascido na capital paulista, em 27 de janeiro de 1.933, João Gonçalves chegou em definitivo à Praia Grande em 1.952, radicando-se no Bairro Aviação, de onde posteriormente rendeu-lhe o apelido de Joãozinho da Aviação. De quando se estabeleceu na Cidade até 1.963, Joãozinho da Aviação foi comerciante do ramo da alimentação. Visionário e crente no crescimento do Município passou a atuar na área do turismo até meados da década de 80.

Neste interim, não ficou alheio aos acontecimentos da Cidade. Ativista político foi um dos apoiadores do movimento que levou à emancipação político-administrativa de Praia Grande, em 67. No ano seguinte, participou como tesoureiro do primeiro pleito eleitoral do Município pela extinta Aliança Renovadora Nacional (Arena), que teve Dorival Loria Junior (Dozinho) como primeiro prefeito eleito pelo voto popular.

Entrou para o funcionalismo público e posteriormente concorreu e foi eleito a vereador a quatro mandatos consecutivos, entre os anos de 1989 a 2004. Ao longo desse período na vida política teve como principal virtude a luta pela desigualdade social, sempre engajado em ações a favor do próximo. Aos 84 anos, Joãozinho da Aviação faleceu no final do ano passado.

Participaram da solenidade os representantes do Executivo da Cidade, Prefeito Alberto Pereira Mourão, Vice-Prefeita Maura Ligia, Deputado Estadual Cassio Navarro (PMDB), Primeira Dama Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, Secretaria de Educação Nanci Solano, o Presidente da Câmara Vereador Ednaldo dos Santos Passos (SD), o Reco e os Parlamentares Leandro Rodrigues Cruz (PSB) o Leandro Avelino, Vereador Roberto de Andrade e Silva (PMDB) o Betinho, Marcelino dos Santos Gomes (PMDB) e Vereador Dimas Antônio Gonçalves (PEN), que é filho do homenageado, bem como seus familiares